Radicais livres: Saiba por que eles são prejudiciais à pele.

Alguns dos principais vilões do envelhecimento são os radicais livres, que são substâncias nocivas capazes de danificar a pele e suas estruturas, acelerando o envelhecimento cutâneo, os radicais livres são substâncias produzidas pelas células durante a queima de oxigênio no processo de produção de energia. Eles podem danificar as células sadias do nosso corpo, inclusive o DNA. Quando produzidos naturalmente ao longo da vida são, em sua grande maioria, neutralizados por enzimas protetoras. Porém, existem fontes externas a que nos expomos no dia a dia que podem contribuir para a formação em excesso dos radicais livres, promovendo danos irreparáveis, favorecendo o envelhecimento precoce.

Principais fontes externas que contribuem para formação de radicais livres:

  •  Poluição ambiental
  • Radiação ultravioleta
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool
  • Pesticidas
  • Estresse.

Os efeitos dos radicais livres no envelhecimento ocorrem através de um processo conhecido como estresse oxidativo. O que acontece é a alteração nas funções biológicas de proteínas, como o colágeno: com o aumento da degradação das fibras de colágeno surge a flacidez na pele e o aparecimento das rugas.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Evite maus hábitos de vida e mantenha uma boa alimentação, consumo adequado de água diariamente, a aplicação do Filtro Solar e, principalmente, dos antioxidantes que são substâncias que se ligam aos radicais livres para neutralizá-los. 

Substâncias que reduzem os radiciais livres: 

Vitamina C protege as membranas celulares dos efeitos agressivos dos radicais livres, evitando novas formações destes e que se inicie uma reação em cadeia.

Extrato de Pérola eficaz antioxidante, que reduz a peroxidação e aumenta a produção de SOD (superóxido dismutase), uma das principais enzimas antioxidantes, o que retarda os sinais de envelhecimento prematuro

Vitamina E potente antioxidante natural, capaz de neutralizar os radicais livres. Sua proteção consiste em proteger a membrana da peroxidação fosfolipídica ou degeneração dos fosfolipídios gerando estresse oxidativo.

A verdadeira beleza, está no cuidado.Para saber qual é o cosmético ideal para a sua pele, entre em contato com Amoah será uma honra auxiliar seus cuidados com a pele.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados